Clique nas imagens para ampliar
CALHAS E TELHADOS
Muito se tem discutido, recentemente, acerca da importância da manutenção industrial como um fator decisivo em um mercado cada vez mais competitivo, no sentido de se buscar uma maximização da vida útil dos equipamentos e com isso, se obter eficiência nos serviços e um melhor custo-benefício. Porém, muitas vezes por estar longe das nossas vistas ou até mesmo por mero descaso, é muito comum não se dar a devida atenção a manutenção de calhas e telhados, só se atentando para isto quando o problema já está formado.
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE CALHAS E TELHADOS
Ao contrário do que muitos acreditam, a manutenção de calhas e telhados é extremamente necessária para a conservação das edificações, pois quando esta não é realizada, as consequências mais comuns são os vazamentos de água e as infiltrações, que poderão acarretar em rachaduras e corrosões na estrutura dos imóveis, estragos nas lajes, forros, paredes, equipamentos armazenados no interior dos estabelecimentos e assim por diante, além de em muitos casos, ser necessária a substituição completa das próprias calhas e telhados, o que significa um enorme dispêndio de verbas.
Em resumo, isto acontece em muitos casos pelo fato destes materiais ficarem diretamente expostos ao ambiente, sofrendo as ações do tempo e do acúmulo de diversos tipos de sujeira. Neste momento é que entra a manutenção de calhas e telhados, através das suas limpezas e impermeabilizações periódicas, afim de minimizar estes problemas e prolongar a vida útil dos mesmos. Quando o limo se acumula nas superfícies dos telhados, por exemplo, ele poderá acarretar a sua fragilidade e fragmentação, sendo necessária a sua substituição. Do mesmo modo, uma calha que recebe uma aglomeração de resíduos, fica vulnerável a entupimentos em seus tubos coletores e de descida, o que reduz sensivelmente a sua fluidez ou até mesmo impede o escoamento apropriado, sobrecarregando os sistemas coletores e estruturas por conta do peso da água que se acumulará, podendo até mesmo deformá-los.
Sempre que possível a manutenção de calhas e telhados deve ser realizada de forma conjunta, pelo fato destes itens estarem diretamente interligados, não faria muito sentido por exemplo, executar uma limpeza de calhas sem antes efetuar a do telhado, pois naturalmente as impurezas acumuladas em um seriam levadas pelas águas pluviais para o outro.
Quanto a periodicidade em que a manutenção de calhas e telhados deve ser feita, muitos engenheiros afirmam que o ideal é a realização desta a cada 3 meses ou a cada 6 meses, variando principalmente em função do volume de chuvas que costuma sofrer a região em que a edificação está localizada. Outro fator que acelera a necessidade da manutenção de calhas e telhados é a proximidade dos imóveis a árvores e a construções mais altas, pela maior incidência de galhos, folhas e outros detritos que possam vir dos telhados vizinhos.
Vale ressaltar, que a manutenção de calhas e telhados não se limita obviamente ao setor industrial, este é um procedimento que deve ser observado com a mesma importância em qualquer tipo de edificação, desde as mais simples residências até os grandes condomínios e prédios.
CLIMB SERVICES - SOLUÇÕES INDUSTRIAIS - MANUTENÇÃO CALHAS E TELHADOS
A Climb Services é certificada pela ABNT possuindoSistema de Gestão Integrado (ISO 9001 / ISO 14001 / ISO 45001), de forma a garantir a segurança, qualidade e excelência nos processos e serviços prestados.
Possuímos em nossos quadros colaboradores experientes, qualificados e constantemente treinados. Possuindo certificação IRATA e treinamentos NR-35, dentre outras específicas por área de atuação.
Para saber mais sobre Manutenção de calhas e telhados
Ligue para 21 3254-7294 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!